SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43Ancient History: What for? The Possibilities between Teaching and Entertainment through Digital GamesDigital media and audiovisual production in Spanish as a foreign language: an experience in high school integrated with the technician author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

SAPIRAS, Fernanda Schuck  and  BAYER, Arno. E-book: elaboração e suas potencialidades. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e47864.  Epub Nov 01, 2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.47864.

Este artigo trata da utilização de livros eletrônicos (E-book), suas potencialidades e a análise feita para a construção de um E-book por parte de professores de Matemática em uma formação continuada, desenvolvida com o objetivo de trabalhar a Literacia Digital dos envolvidos. Para o desenvolvimento da formação foi aplicado um instrumento de pesquisa com questões abertas e fechadas buscando a opinião de professores de matemática sobre o uso de E-books. Esta etapa inicial foi utilizada para a escolha das ferramentas que seriam trabalhadas durante a formação de professores. Uma das atividades desenvolvidas durante a formação, constou de encontros presenciais e na modalidade à distância, outra foi a construção de materiais didáticos por meio de Tecnologias Digitais, levando os professores a refletirem sobre sua prática ao utilizar estas ferramentas, colocando-os como sujeitos ativos nas ações propostas, aspecto concernente a Literacia Digital. Na perspectiva desta pesquisa, entendemos ser necessário o desenvolvimento de uma Literacia Digital por parte do professor para que posteriormente este auxilie seu aluno a desenvolver sua própria Literacia Digital.

Keywords : tecnologias digitais; literacia digital; E-book; materiais didáticos.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )