SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43História Antiga para quê? Possibilidades entre Ensino e Entretenimento por meio de jogos digitaisMídias digitais e produção audiovisual na disciplina de Espanhol como língua estrangeira: uma experiência no ensino médio integrado ao técnico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

SAPIRAS, Fernanda Schuck  e  BAYER, Arno. E-book: elaboração e suas potencialidades. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e47864.  Epub 01-Nov-2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.47864.

Este artigo trata da utilização de livros eletrônicos (E-book), suas potencialidades e a análise feita para a construção de um E-book por parte de professores de Matemática em uma formação continuada, desenvolvida com o objetivo de trabalhar a Literacia Digital dos envolvidos. Para o desenvolvimento da formação foi aplicado um instrumento de pesquisa com questões abertas e fechadas buscando a opinião de professores de matemática sobre o uso de E-books. Esta etapa inicial foi utilizada para a escolha das ferramentas que seriam trabalhadas durante a formação de professores. Uma das atividades desenvolvidas durante a formação, constou de encontros presenciais e na modalidade à distância, outra foi a construção de materiais didáticos por meio de Tecnologias Digitais, levando os professores a refletirem sobre sua prática ao utilizar estas ferramentas, colocando-os como sujeitos ativos nas ações propostas, aspecto concernente a Literacia Digital. Na perspectiva desta pesquisa, entendemos ser necessário o desenvolvimento de uma Literacia Digital por parte do professor para que posteriormente este auxilie seu aluno a desenvolver sua própria Literacia Digital.

Palavras-chave : tecnologias digitais; literacia digital; E-book; materiais didáticos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )