SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43Digital media and audiovisual production in Spanish as a foreign language: an experience in high school integrated with the technicianThe cross-staff (1603) as a mathematical instrument for the study of measures in the math teachers training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

BROSTOLIN, Marta Regina  and  MORAES, Claudia Diniz de. Educação infantil e educação física na perspectiva interdisciplinar: (im)possibilidades. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e48032.  Epub Nov 01, 2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.48032.

Este texto, um recorte de uma pesquisa de Mestrado, tem por temática a relação entre a Educação Infantil, a Educação Física e a Interdisciplinaridade e, por objetivo, compreender se ocorre a prática pedagógica interdisciplinar entre os professores de educação física e pedagogos que atuam nos Centros de Educação Infantil (CEINFs) de uma cidade de Mato Grosso do Sul. A pesquisa realizada em 2017 foi desenvolvida em dois momentos. No primeiro, utilizou-se como instrumento metodológico um questionário-convite, entregue a 111 professores que atuam em cem instituições de CEINFs, com devolutiva de 106 deles, e que tinha como objetivo caracterizar quem são os profissionais de Educação Física que atuam nos CEINFS, dados esses não focalizados nesse texto. Na segunda etapa, o instrumento metodológico aplicado foi o referente à técnica do Grupo Focal, do qual participaram 10 professores que representaram dezessete CEINFs, tendo em vista que alguns desses professores atuam em mais de uma instituição. Para a análise dos dados da pesquisa foram elencadas duas categorias temáticas: a elaboração do planejamento; e práticas pedagógicas interdisciplinares. Os resultados apontaram que, apesar da Educação Física estar presente na Educação Infantil, ela não faz parte da Educação Infantil, pois ainda é vista como uma disciplina desenvolvida por especialistas. Desta forma, não são oportunizados momentos de diálogo e de formação em conjunto, ocorrendo, assim, a fragmentação dos planejamentos, que por consequência, também fragmenta as ações docentes e o conhecimento oportunizado às crianças.

Keywords : professores de educação física; professores de educação infantil; prática pedagógica interdisciplinar.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )