SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43A balhestilha (1603) como um instrumento matemático para o estudo de medidas na formação de professores de matemáticaRecordações de maus-tratos escolares em alunos universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

YAEGASHI, Solange Franci Raimundo; SHIGUNOV NETO, Alexandre; RUIZ, Nathália Fafarão  e  GASPARIN, João Luiz. A Teoria da Atividade de Leontiev e o Professor Reflexivo de Donald Schön: reflexões sobre a formação de professores. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e48355.  Epub 01-Nov-2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.48355.

O presente ensaio teórico pretende analisar a Teoria da Atividade de Leontiev e a Teoria do Professor Reflexivo de Donald Schön com o intuito de compreender os pontos em comum entre ambas e de que forma podem ser relacionadas à formação de professores. Leontiev, discípulo de Vygotsky, entende que o desenvolvimento humano ocorre no trabalho e nas relações sociais estabelecidas pelos homens em seus ambientes. Para Schön, a formação dos professores ocorre em sua prática e na reflexão sobre essa prática pedagógica. Por meio da contraposição dos pressupostos dos dois autores, chegamos à conclusão que a proposta de professor reflexivo de Donald Schön está intimamente relacionada à Teoria da Atividade de Leontiev ao considerar que o professor se aprimora ao refletir sobre sua prática pedagógica e, portanto, no trabalho, atividade principal de sua vida. Nesse sentido, a formação é, na verdade, autoformação, uma vez que os professores reelaboram saberes iniciais em confronto com suas experiências práticas, cotidianamente vivenciadas nos contextos escolares.

Palavras-chave : formação de professores; ensino; aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )