SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43Leontiev’s Theory of Activity and Donald Schön’s Reflective Professor: reflections on teacher educationA perspective on the learning and activity of the mathematics teacher: a point of view derived from Professional Didactics (DP) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

CROCHICK, José Leon; DIAS, Marian Ávila de Lima  and  FERBER, Horacio Martin. Recordações de maus-tratos escolares em alunos universitários. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e48661.  Epub Nov 01, 2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.48661.

Se um dos objetivos da educação é o de desbarbarizar os indivíduos, este artigo relata pesquisa que investigou se houve: variação no tipo de maus tratos entre diversos níveis de ensino argentinos; manutenção dos papeis pelos alunos nesses maus-tratos, e relação entre esses tipos de papeis. Aplicou-se questionário a 70 universitários, que assinalaram recordações, no ensino primário e secundário, sobre se praticaram, apoiaram, observaram e/ou sofreram 10 tipos de agressão. Resultou que: não houve mudanças dos tipos de agressão do nível primário para o secundário; houve tendência a manter os papeis na agressão, e houve relação entre ser praticante e apoiador da violência, nos dois níveis verificados e entre ser alvo da agressão e observador no nível primário. Assim, dada a frequência de maus-tratos e a manutenção da violência nos dois tipos de nível de ensino examinados, o objetivo de desbarbarização dos indivíduos não está, em boa parte, sendo cumprido pela educação.

Keywords : violência escolar; maus-tratos; cultura da escola; teoria crítica da sociedade.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )