SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43La Teoría de la Actividad de Leontievy el Profesor Reflexivo de Donald Schön: reflexiones sobre la formación de profesoresUma perspectiva sobre a aprendizagem e atividade do professor de matemática: um ponto de vista derivado da Didática Profissional (DP) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

CROCHICK, José Leon; DIAS, Marian Ávila de Lima  y  FERBER, Horacio Martin. Recordações de maus-tratos escolares em alunos universitários. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e48661.  Epub 01-Nov-2020. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.48661.

Se um dos objetivos da educação é o de desbarbarizar os indivíduos, este artigo relata pesquisa que investigou se houve: variação no tipo de maus tratos entre diversos níveis de ensino argentinos; manutenção dos papeis pelos alunos nesses maus-tratos, e relação entre esses tipos de papeis. Aplicou-se questionário a 70 universitários, que assinalaram recordações, no ensino primário e secundário, sobre se praticaram, apoiaram, observaram e/ou sofreram 10 tipos de agressão. Resultou que: não houve mudanças dos tipos de agressão do nível primário para o secundário; houve tendência a manter os papeis na agressão, e houve relação entre ser praticante e apoiador da violência, nos dois níveis verificados e entre ser alvo da agressão e observador no nível primário. Assim, dada a frequência de maus-tratos e a manutenção da violência nos dois tipos de nível de ensino examinados, o objetivo de desbarbarização dos indivíduos não está, em boa parte, sendo cumprido pela educação.

Palabras clave : violência escolar; maus-tratos; cultura da escola; teoria crítica da sociedade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )