SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43A perspective on the learning and activity of the mathematics teacher: a point of view derived from Professional Didactics (DP)Art-education and its developments in pedagogical training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de  and  SEKI, Jeferson Takeo Padoan. A ‘compreensão’ em Wittgenstein: repercussões no ensino de ciências e de matemática. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e47551.  Epub Apr 01, 2021. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.47551.

Neste artigo apresentamos reflexões sobre a constituição da ‘compreensão’ na filosofia de Wittgenstein. Inicialmente, fazemos uma incursão no ‘Investigações Filosóficas’ com a finalidade de buscar caracterizações para a compreensão em Wittgenstein. Em seguida, trazemos ao texto repercussões dessa perspectiva filosófica de compreensão no Ensino. Destacamos que seguir regras convencionadas socialmente em demonstrações públicas de uso da linguagem é um indicativo de compreensão e é na articulação entre a compreensão e sua manifestação que podemos investigar (como pesquisador) ou avaliar (como professor) a compreensão dos alunos.

Keywords : filosofia da linguagem; compreensão; linguagem; ensino.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )