SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43Uma perspectiva sobre a aprendizagem e atividade do professor de matemática: um ponto de vista derivado da Didática Profissional (DP)Arte-educación y sus desarrollos en la formación pedagógica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de  y  SEKI, Jeferson Takeo Padoan. A ‘compreensão’ em Wittgenstein: repercussões no ensino de ciências e de matemática. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e47551.  Epub 01-Abr-2021. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.47551.

Neste artigo apresentamos reflexões sobre a constituição da ‘compreensão’ na filosofia de Wittgenstein. Inicialmente, fazemos uma incursão no ‘Investigações Filosóficas’ com a finalidade de buscar caracterizações para a compreensão em Wittgenstein. Em seguida, trazemos ao texto repercussões dessa perspectiva filosófica de compreensão no Ensino. Destacamos que seguir regras convencionadas socialmente em demonstrações públicas de uso da linguagem é um indicativo de compreensão e é na articulação entre a compreensão e sua manifestação que podemos investigar (como pesquisador) ou avaliar (como professor) a compreensão dos alunos.

Palabras clave : filosofia da linguagem; compreensão; linguagem; ensino.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )