Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Acta Scientiarum. Education
versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201
Resumo
ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de e SEKI, Jeferson Takeo Padoan. A ‘compreensão’ em Wittgenstein: repercussões no ensino de ciências e de matemática. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e47551. Epub 01-Abr-2021. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.47551.
Neste artigo apresentamos reflexões sobre a constituição da ‘compreensão’ na filosofia de Wittgenstein. Inicialmente, fazemos uma incursão no ‘Investigações Filosóficas’ com a finalidade de buscar caracterizações para a compreensão em Wittgenstein. Em seguida, trazemos ao texto repercussões dessa perspectiva filosófica de compreensão no Ensino. Destacamos que seguir regras convencionadas socialmente em demonstrações públicas de uso da linguagem é um indicativo de compreensão e é na articulação entre a compreensão e sua manifestação que podemos investigar (como pesquisador) ou avaliar (como professor) a compreensão dos alunos.
Palavras-chave : filosofia da linguagem; compreensão; linguagem; ensino.