SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43La comprensión en Wittgenstein: repercusiones sobre la enseñanza de la ciencia y las matemáticasNarrativas sobre la formación docente con / para tecnologías: implicaciones para las prácticas docentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

CONTE, Elaine; HABOWSKI, Adilson Cristiano; PIEDADE, Juliane de Almeida  y  MILBRADT, Carla. Arte-educação e seus desdobramentos à formação pedagógica. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e47923.  Epub 01-Abr-2021. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.47923.

O texto propõe refletir sobre as contribuições da arte-educação nas experiências pedagógicas para a sensibilização estética, tendo em vista as conversas tensas e os alargamentos de repertórios culturais que põe em jogo os sentidos na atualidade. Essas perturbações se traduzem na desvalorização da dimensão estético-expressiva à construção do conhecimento pedagógico, de percepções rígidas e regradas, gerando a centralização nos conteúdos racionais relacionados às certezas do mundo. Trata-se de uma pesquisa hermenêutica que dialoga com a arte-educação como fonte de indagação para compreender os processos formativos e as ações de humanização dos sentidos e das experiências educativas no campo do desenvolvimento humano. A arte como forma de expressão e educação sensível para pensar a formação expressiva é algo reconhecido cientificamente, que não obedece a convencionalismos, mas provoca atos de liberdade, interação, participação social e motivação dos sujeitos, por meio de diferentes saberes inventivos e bagagens culturais. No entanto, quais as contribuições da arte-educação à formação de professores para dialogar com as experiências artísticas? Concluímos que a arte dá oportunidades à construção de experiências (inter)subjetivas como aventura de se relacionar com o conhecimento que rompe com todos os parâmetros, no sentido de reinventar-se com o outro, trazendo desdobramentos ao processo de (re)criação das relações educativas.

Palabras clave : arte-educação; formação docente; desdobramentos pedagógicos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )