SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43Arte-educación y sus desarrollos en la formación pedagógicaEl aprendizaje móvil en un mundo móvil: un análisis de la producción científica del aprendizaje móvil en el contexto de la educación de lenguas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

ARGUELHO, Miriam Brum  y  PANIAGO, Maria Cristina Lima. Narrativas sobre uma formação docente com/para as tecnologias: implicações nas práticas dos professores. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e49068.  Epub 01-Abr-2021. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.49068.

O artigo é recorte de uma pesquisa de doutorado e tem como objetivo evidenciar algumas implicações de uma formação continuada intitulada ‘Programando e Aprendendo com o Scratch’ nas práticas dos professores. Trata-se de uma pesquisa do tipo Pesquisa-formação, na qual analisamos narrativas produzidas por 11 professores gerenciadores de tecnologias educacionais e recursos midiáticos (Progetec’s), ligados ao Núcleo de Tecnologia Educacional, da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul. A partir das dinâmicas propostas, os professores/Progetec’s foram provocados a refletir e narrar sobre a formação e seus desdobramentos em suas práticas. Para realizar o estudo das narrativas, produzimos uma nuvem de palavras utilizando a interface de análises qualitativas Iramuteq, a qual destacou dois papéis recorrentes no contexto de formação: o do professor e o do aluno, não como dicotômicos, hierarquizados, mas sob uma perspectiva de colaboração, de parceria e de soma, ora se misturando, ora se complementando, ora se confundindo. Os professores/Progetec’s se reconhecem em movimento no processo inventivo de ensinar e aprender, com estratégias ambíguas e por isso positivas de rupturas e continuidades. Também apontam que os alunos passam a ter mais protagonismo e espaço de voz e participação no contexto das práticas com tecnologias. As considerações nos permitiram visualizar fissuras e avanços na prática dos professores no exercício de aprender e ensinar com as tecnologias, especificamente com a linguagem de programação Scratch.

Palabras clave : formação de professores; tecnologias; práticas docentes; linguagem de programação scratch; narrativas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )