SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43Mlearning in a mobile world: an analysis of the scientific production of mlearning in the context of language educationKeys and process to configure the identity of the ‘educator teacher’ in the initial training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

RIBEIRO, Iara Margolis; CORREIA, Walter Franklin Marques  and  CAMPOS, Fábio. Setores acadêmicos que interferem na satisfação do aluno no ensino superior. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e50121.  Epub Apr 01, 2021. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.50121.

O Ensino Superior Brasileiro vem aumentando, principalmente, com a participação de Instituições Privadas. Dados recentes do MEC demonstram o alto grau de desistência e abandono, por parte do aluno, de sua graduação, o que afeta tanto o viés pessoal, profissional e emocional do discente, quanto nas questões organizacionais e financeiras da Instituição. Saber o que interfere na satisfação do estudante é uma das formas de atuação para reduzir a taxa de evasão, bem como fazer com que o aluno se engaje mais na sua escolha acadêmica. Diante disso, o presente estudo fez um levantamento dos setores que deveriam ser analisados e entrevistou 44 alunos de graduação, das áreas de ‘Saúde’, ‘Humanas’ e ‘Exatas’. Salienta-se que vários fatores interferem na satisfação do educando. Neste sentido, a pesquisa teve como resultado principal a categoria ‘Acadêmica’, principalmente no que diz respeito à ‘qualidade de ensino’ e com o ‘docente’, mas também se tem destaque para o ‘serviço’, a ‘estrutura física’ e o ‘relacionamento’ com o aluno. Como resultado principal o setor ‘Acadêmico’ e ‘Docente’ foram os pontos tidos como principais para a satisfação do aluno do ensino superior e que as avaliações são espontâneas e sofrem influência do contexto.

Keywords : satisfação no ensino superior; qualidade de ensino; setores acadêmicos; avaliação do estudante; percepção do aluno.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )