SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43El aprendizaje móvil en un mundo móvil: un análisis de la producción científica del aprendizaje móvil en el contexto de la educación de lenguasClaves y proceso para configurar la identidad del ‘docente educador’ desde la formación inicial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

RIBEIRO, Iara Margolis; CORREIA, Walter Franklin Marques  y  CAMPOS, Fábio. Setores acadêmicos que interferem na satisfação do aluno no ensino superior. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e50121.  Epub 01-Abr-2021. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.50121.

O Ensino Superior Brasileiro vem aumentando, principalmente, com a participação de Instituições Privadas. Dados recentes do MEC demonstram o alto grau de desistência e abandono, por parte do aluno, de sua graduação, o que afeta tanto o viés pessoal, profissional e emocional do discente, quanto nas questões organizacionais e financeiras da Instituição. Saber o que interfere na satisfação do estudante é uma das formas de atuação para reduzir a taxa de evasão, bem como fazer com que o aluno se engaje mais na sua escolha acadêmica. Diante disso, o presente estudo fez um levantamento dos setores que deveriam ser analisados e entrevistou 44 alunos de graduação, das áreas de ‘Saúde’, ‘Humanas’ e ‘Exatas’. Salienta-se que vários fatores interferem na satisfação do educando. Neste sentido, a pesquisa teve como resultado principal a categoria ‘Acadêmica’, principalmente no que diz respeito à ‘qualidade de ensino’ e com o ‘docente’, mas também se tem destaque para o ‘serviço’, a ‘estrutura física’ e o ‘relacionamento’ com o aluno. Como resultado principal o setor ‘Acadêmico’ e ‘Docente’ foram os pontos tidos como principais para a satisfação do aluno do ensino superior e que as avaliações são espontâneas e sofrem influência do contexto.

Palabras clave : satisfação no ensino superior; qualidade de ensino; setores acadêmicos; avaliação do estudante; percepção do aluno.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )