SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43Academic sectors that interfere with student satisfaction in higher educationTo understand the literacy proposal: the textbook for the first year of elementary school in focus author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

BLANCHARD, Mercedes  and  PROCOPIO, Leandra Fernandes. Chaves e processo para configurar a identidade do ‘docente educador’ desde a formação inicial. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e56997.  Epub Apr 01, 2021. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.56997.

O presente e o futuro da educação dependem de mudanças urgentes. Quem prioritariamente fará possível este cambio são os próprios professores, sua forma de se compreenderem, dependendo do desenvolvimento de sua própria identidade de educador. O presente artigo tem como finalidade apresentar pontos chaves e processos que possibilitam o desenvolvimento da identidade docente desde a formação inicial, incentivando também os estudantes a refletirem sobre sua experiência educativa anterior. Essa identidade será desenvolvida ao longo do processo formativo e será aprofundada ao logo da carreira profissional, por meio da reflexão teoria-prática. Apresentamos as características da identidade de um professor-educador, especialista em humanidade, capaz de se desenvolver e ao mesmo tempo acompanhar os outros a desdobrar todas as suas possibilidades e aprender a olhar para si e para a realidade, para influenciar e transformar. Acreditamos ser urgente priorizar um currículo que coloque as teorias da educação em diálogo com a própria vida.

Keywords : formação inicial; identidade educadora; professor-educador; prática reflexiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )