SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43Sectores académicos que interfieren la satisfacción del estudiante en la educación superiorPara entender la propuesta de alfabetización: el libro didáctico de texto, para el primer año de la escuela primaria, en foco índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

BLANCHARD, Mercedes  y  PROCOPIO, Leandra Fernandes. Chaves e processo para configurar a identidade do ‘docente educador’ desde a formação inicial. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e56997.  Epub 01-Abr-2021. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.56997.

O presente e o futuro da educação dependem de mudanças urgentes. Quem prioritariamente fará possível este cambio são os próprios professores, sua forma de se compreenderem, dependendo do desenvolvimento de sua própria identidade de educador. O presente artigo tem como finalidade apresentar pontos chaves e processos que possibilitam o desenvolvimento da identidade docente desde a formação inicial, incentivando também os estudantes a refletirem sobre sua experiência educativa anterior. Essa identidade será desenvolvida ao longo do processo formativo e será aprofundada ao logo da carreira profissional, por meio da reflexão teoria-prática. Apresentamos as características da identidade de um professor-educador, especialista em humanidade, capaz de se desenvolver e ao mesmo tempo acompanhar os outros a desdobrar todas as suas possibilidades e aprender a olhar para si e para a realidade, para influenciar e transformar. Acreditamos ser urgente priorizar um currículo que coloque as teorias da educação em diálogo com a própria vida.

Palabras clave : formação inicial; identidade educadora; professor-educador; prática reflexiva.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )