SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43Setores acadêmicos que interferem na satisfação do aluno no ensino superiorPara compreender a proposta de alfabetização: o livro didático para o primeiro ano do ensino fundamental em foco índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

BLANCHARD, Mercedes  e  PROCOPIO, Leandra Fernandes. Chaves e processo para configurar a identidade do ‘docente educador’ desde a formação inicial. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e56997.  Epub 01-Abr-2021. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.56997.

O presente e o futuro da educação dependem de mudanças urgentes. Quem prioritariamente fará possível este cambio são os próprios professores, sua forma de se compreenderem, dependendo do desenvolvimento de sua própria identidade de educador. O presente artigo tem como finalidade apresentar pontos chaves e processos que possibilitam o desenvolvimento da identidade docente desde a formação inicial, incentivando também os estudantes a refletirem sobre sua experiência educativa anterior. Essa identidade será desenvolvida ao longo do processo formativo e será aprofundada ao logo da carreira profissional, por meio da reflexão teoria-prática. Apresentamos as características da identidade de um professor-educador, especialista em humanidade, capaz de se desenvolver e ao mesmo tempo acompanhar os outros a desdobrar todas as suas possibilidades e aprender a olhar para si e para a realidade, para influenciar e transformar. Acreditamos ser urgente priorizar um currículo que coloque as teorias da educação em diálogo com a própria vida.

Palavras-chave : formação inicial; identidade educadora; professor-educador; prática reflexiva.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )