SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43Claves y proceso para configurar la identidad del ‘docente educador’ desde la formación inicialLa iniciación profesional docente y su relación con la dimensión emocional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

FREITAS, Vinícius Adriano de  y  GALUCH, Maria Terezinha Bellanda. Para compreender a proposta de alfabetização: o livro didático para o primeiro ano do ensino fundamental em foco. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e46902.  Epub 01-Ago-2021. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.46902.

Fundamentando-se na Teoria Crítica da Sociedade, este artigo tem como objetivo compreender a relação entre os encaminhamentos dados ao ensino e à aprendizagem inicial da língua escrita e a proposta de formação cultural para crianças em processo de alfabetização. Os dados foram coletados no livro didático ‘Aprender juntos: letramento e alfabetização’, destinado ao componente curricular letramento e alfabetização para o primeiro ano do ensino fundamental. As análises apontam que a proposta apresentada prioriza situações de vivência do uso social da leitura e da escrita, com poucas atividades voltadas ao estudo explícito das habilidades de ler e de escrever quaisquer palavras, frases ou textos. Apesar de este encaminhamento se pautar na ideia da necessidade de formar o sujeito crítico, ao enfatizar a forma (no dualismo forma e conteúdo), acaba concorrendo para a formação cuja ênfase é a adaptação à realidade vigente, portanto concorre para a pseudoformação.

Palabras clave : alfabetização; letramento; livro didático; teoria crítica da sociedade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )