SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43Para compreender a proposta de alfabetização: o livro didático para o primeiro ano do ensino fundamental em focoUma comparação entre mídias analógicas e digitais no ensino da Engenharia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

NOGARO, Arnaldo; FUSSINGER, Luana  e  WISNIEWSKI, Miriam Salete Wilk. A iniciação profissional docente e sua relação com a dimensão emocional. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e48750.  Epub 01-Ago-2021. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.48750.

A inserção na escola enquanto docente requer, entre tantas coisas, que o professor iniciante relacione os saberes oriundos da formação inicial com as demandas da prática e do contexto escolar. No entanto, a forma como tem ocorrido a inserção não oportuniza esse movimento, fazendo com que os obstáculos e as dificuldades encontradas sejam maiores do que o apoio e amparo que ele encontra. Diante disso, a temática do presente artigo trata do professor iniciante e na relação dos primeiros anos da profissão docente com foco na dimensão emocional para mostrar uma interface que pode ser determinante para que o professor ingresse com segurança, na profissão, tenha confiança e sinta-se motivado a permanecer nela. O caminho metodológico, de caráter qualitativo, contempla a realização de um estudo bibliográfico. Ao propor a discussão sobre a dimensão emocional nos primeiros anos da docência, observou-se, sobretudo, que as emoções, bem como os sentimentos oriundos, constituem a identidade pessoal e profissional do sujeito, a pessoa-professor e suas experiências iniciais. Por isso, acredita-se que o equilíbrio e a maturidade no campo emocional são uma disposição necessária ao professor iniciante, uma vez que com a segurança obtida dessa perspectiva, o mesmo conseguirá lidar com os próprios sentimentos, agir com maior empatia, e por fim, realizar-se no âmbito pessoal e profissional.

Palavras-chave : professor iniciante; profissão docente; emoções.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )