SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43La iniciación profesional docente y su relación con la dimensión emocionalConocimiento tecnológico y pedagógico de contenido (tpack) en la construcción del conocimiento de profesores virtuales: una revisión sistemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

CARVALHO, Gisele Lopes de; FULGENCIO, Vinicius Albuquerque  y  IANNICELLI, Ana Carolina Puttini. Uma comparação entre mídias analógicas e digitais no ensino da Engenharia. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e51075.  Epub 01-Sep-2021. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.51075.

A representação da forma é essencial para qualquer área que envolva a criação de artefatos, pois sem ela o projeto é apenas uma ideia no campo mental. Representação Gráfica, é a capacidade de perceber e entender formas e representá-las através de perspectivas e vistas ortográficas, bem como através de modelos e modelos geométricos. Dadas as questões levantadas, é possível entender a importância do conhecimento relacionado à representação gráfica da arquitetura para os profissionais envolvidos com a Indústria Aeco (Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação) e, também, a relevância das disciplinas de geometria gráfica no desenvolvimento da Capacidade Tridimensional Visiográfica. Assim, este artigo tem como objetivo investigar o impacto causado pelo uso das mídias tradicionais e digitais no ensino da representação gráfica. Para tanto, foram comparados dois grupos de estudantes, um exposto ao uso de mídias - analógicas e digitais - e outro que utilizava apenas mídias digitais. A partir da aplicação dos questionários, foi possível identificar o perfil dos alunos, suas preferências de mídia e dificuldades encontradas. O trabalho pressupõe que os alunos expostos a mais disciplinas de geometria gráfica terão menos dificuldades quando comparados aos que tiveram menos contato. Os principais resultados indicaram que: existe uma preferência, em ambos os grupos, pela mídia digital ao realizar atividades práticas; a necessidade de adaptar o conteúdo a cada engenharia específica e que as dificuldades mais significativas estão relacionadas à gestão do trabalho, independentemente da mídia utilizada.

Palabras clave : representação gráfica; computação; aprendizado; desenho técnico; tecnologia educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )