SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43A iniciação profissional docente e sua relação com a dimensão emocionalConhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (tpack) na construção do saber docente virtual: uma revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

CARVALHO, Gisele Lopes de; FULGENCIO, Vinicius Albuquerque  e  IANNICELLI, Ana Carolina Puttini. Uma comparação entre mídias analógicas e digitais no ensino da Engenharia. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e51075.  Epub 01-Set-2021. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.51075.

A representação da forma é essencial para qualquer área que envolva a criação de artefatos, pois sem ela o projeto é apenas uma ideia no campo mental. Representação Gráfica, é a capacidade de perceber e entender formas e representá-las através de perspectivas e vistas ortográficas, bem como através de modelos e modelos geométricos. Dadas as questões levantadas, é possível entender a importância do conhecimento relacionado à representação gráfica da arquitetura para os profissionais envolvidos com a Indústria Aeco (Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação) e, também, a relevância das disciplinas de geometria gráfica no desenvolvimento da Capacidade Tridimensional Visiográfica. Assim, este artigo tem como objetivo investigar o impacto causado pelo uso das mídias tradicionais e digitais no ensino da representação gráfica. Para tanto, foram comparados dois grupos de estudantes, um exposto ao uso de mídias - analógicas e digitais - e outro que utilizava apenas mídias digitais. A partir da aplicação dos questionários, foi possível identificar o perfil dos alunos, suas preferências de mídia e dificuldades encontradas. O trabalho pressupõe que os alunos expostos a mais disciplinas de geometria gráfica terão menos dificuldades quando comparados aos que tiveram menos contato. Os principais resultados indicaram que: existe uma preferência, em ambos os grupos, pela mídia digital ao realizar atividades práticas; a necessidade de adaptar o conteúdo a cada engenharia específica e que as dificuldades mais significativas estão relacionadas à gestão do trabalho, independentemente da mídia utilizada.

Palavras-chave : representação gráfica; computação; aprendizado; desenho técnico; tecnologia educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )