SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43A comparison between analogic and digital media in Engineering teachingThe reception of art as a scope of knowledge and learning in the Common National Curriculum Base author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

ASSIS, Mário dos Santos de  and  VIEIRA-SANTOS, Joene. Conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (tpack) na construção do saber docente virtual: uma revisão sistemática. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e51998.  Epub Sep 01, 2021. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.51998.

A partir da revisão sistemática da literatura, observando a recomendação Prisma, o artigo analisou como a literatura nos anais do Congresso Internacional de Educação e Tecnologias e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância (Ciet:EnPED) tem abordado as competências Tpack proposta por Mishra e Koehler na construção do saber docente virtual. As buscas - utilizando os descritores (a) Tpack, (b) TPCK, (c) conhecimento pedagógico tecnológico de conteúdo, (d) technological pedagogical content knowledge, (e) Mishra, (f) Shulman, (g) saberes docentes e (h) base de conhecimento para ensino - resultaram na seleção de seis artigos que abordavam o Tpack na atuação do docente virtual. Os artigos analisados indicaram que o modelo teórico Tpack mostra-se viável para compreender o processo de apropriação do uso de tecnologias na educação pelos docentes, servindo também de fonte para construção da docência virtual. Além disso, os resultados alcançados pelos artigos analisados corroboram os postulados propostos por Tardif (2012) e Shulman (1987), sugerindo que a base de conhecimento para docência virtual é formada por um conjunto de saberes decorrentes da formação, do aprendizado experiencial e saberes construídos na interação com seus pares. Uma vez que esta revisão se ateve aos anais do Ciet:EnPED, sugere-se que estudos futuros utilizem outras bases de dados para verificar se os resultados aqui descritos são replicáveis. Além disso, sugere-se que novas pesquisas examinem os fatores que interferem na atuação do docente virtual, aprofundando a compreensão do processo de construção do saber docente virtual, bem como possíveis diferenças nos saberes necessários para a docência virtual em função dos diferentes profissionais que compõem a equipe.

Keywords : formação de professores; saberes docentes; educação virtual.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )