SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43Una comparación entre los médios analógicos y digitales en la enseñanza de la IngenieríaLa recepción del arte como ámbito de conocimiento y aprendizaje en la Base Nacional Común Curricular índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

ASSIS, Mário dos Santos de  y  VIEIRA-SANTOS, Joene. Conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (tpack) na construção do saber docente virtual: uma revisão sistemática. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e51998.  Epub 01-Sep-2021. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.51998.

A partir da revisão sistemática da literatura, observando a recomendação Prisma, o artigo analisou como a literatura nos anais do Congresso Internacional de Educação e Tecnologias e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância (Ciet:EnPED) tem abordado as competências Tpack proposta por Mishra e Koehler na construção do saber docente virtual. As buscas - utilizando os descritores (a) Tpack, (b) TPCK, (c) conhecimento pedagógico tecnológico de conteúdo, (d) technological pedagogical content knowledge, (e) Mishra, (f) Shulman, (g) saberes docentes e (h) base de conhecimento para ensino - resultaram na seleção de seis artigos que abordavam o Tpack na atuação do docente virtual. Os artigos analisados indicaram que o modelo teórico Tpack mostra-se viável para compreender o processo de apropriação do uso de tecnologias na educação pelos docentes, servindo também de fonte para construção da docência virtual. Além disso, os resultados alcançados pelos artigos analisados corroboram os postulados propostos por Tardif (2012) e Shulman (1987), sugerindo que a base de conhecimento para docência virtual é formada por um conjunto de saberes decorrentes da formação, do aprendizado experiencial e saberes construídos na interação com seus pares. Uma vez que esta revisão se ateve aos anais do Ciet:EnPED, sugere-se que estudos futuros utilizem outras bases de dados para verificar se os resultados aqui descritos são replicáveis. Além disso, sugere-se que novas pesquisas examinem os fatores que interferem na atuação do docente virtual, aprofundando a compreensão do processo de construção do saber docente virtual, bem como possíveis diferenças nos saberes necessários para a docência virtual em função dos diferentes profissionais que compõem a equipe.

Palabras clave : formação de professores; saberes docentes; educação virtual.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )