SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43O panorama dos estudos que enfocam o protagonismo de intelectuais negras nas produções científicas do campo da Educação (2010-2019)Irmã Maria Montenegro como gestora escolar: da escolarização elitista à educação dos pobres no Ceará (1969-1987) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

MEDEIROS, Emerson Augusto de; ARAUJO, Osmar Hélio Alves  e  FORTUNATO, Ivan. Formação do profissional da educação básica para atuação na gestão escolar: uma análise de Projetos Pedagógicos de Cursos de Pedagogia do Ceará e do Rio Grande do Norte. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e55372.  Epub 29-Nov-2021. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.55372.

Este trabalho objetiva analisar a formação do profissional da Educação Básica para atuação na gestão escolar, por meio das proposições curriculares existentes em 10 (dez) Projetos Pedagógicos de Cursos de Pedagogia de 06 (seis) universidades públicas situadas nos Estados do Ceará e do Rio Grande do Norte. Como questão norteadora, pontuamos: o que as Licenciaturas em Pedagogia de universidades públicas do Ceará e do Rio Grande do Norte propõem, no âmbito do currículo oficial, aos licenciandos a respeito da gestão escolar? Do ponto de vista metodológico, utilizamos a abordagem qualitativa e a análise documental. A pesquisa mostra que, entre outros aspectos, o perfil profissional desejado ao licenciado nessas universidades se apresenta, na maior parte dos textos oficiais, com uma abordagem generalista de gestão, vinculada à gestão educacional e não à gestão escolar, com foco na escola. Destacamos também que, na maioria dos cursos, há poucos componentes curriculares com ênfase nas diferentes áreas que compõem a gestão de processos educativos escolares (direção escolar, coordenação pedagógica, entre outras). Os currículos oficiais analisados afirmam a perspectiva de formação generalista debatida na história educacional para os cursos de Pedagogia.

Palavras-chave : formação do profissional da educação; gestão escolar; licenciatura em pedagogia.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )