SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43Formación del profesional de educación básica para actuar en la gestión escolar: análisis de los Proyectos Pedagógicos de Curso de Pedagogía de Ceará y Río Grande do NorteMecanismos de afrontamiento (coping) en Educación ante el COVID-19: adopción de tecnologías, impactos psicológicos y nuevos paradigmas de enseñanza-aprendizaje índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

CARVALHO, Scarlett O’hara Costa; FIALHO, Lia Machado Fiuza  y  LIMA, Ana Michele da Silva. Irmã Maria Montenegro como gestora escolar: da escolarização elitista à educação dos pobres no Ceará (1969-1987). Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e55406.  Epub 29-Nov-2021. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.55406.

O objeto deste estudo é a biografia de Maria Lúcia de Sousa Montenegro, conhecida socialmente como Irmã Maria Montenegro, uma freira que dedicou mais de 60 anos de sua vida à educação, exercendo as funções de professora, orientadora educacional e diretora. Objetivou-se compreender a atuação profissional de Irmã Maria Montenegro como gestora no cenário educativo da segunda metade do século XX na cidade de Fortaleza, Ceará (1969-1987). O estudo ampara-se teoricamente na História Cultural ao desenvolver uma pesquisa do tipo biográfica que utilizou a História Oral como metodologia. As entrevistas temáticas, realizadas com cinco colaboradoras, foram gravadas, transcritas, textualizadas e validadas, sendo, em seguida, entrecruzadas com fontes documentais - livros, jornais, registro biográfico e curriculum vitae. Os resultados apontaram que Irmã Maria finalizou a Educação Primária em um grupo escolar da cidade de Quixadá, sertão central do Ceará, e, em seguida, mudou-se para a capital cearense a fim de fazer o curso normal no Colégio Justiniano de Serpa. Aos 19 anos, ingressou na vida religiosa, tornando-se Irmã de Caridade e dedicando-se a instruir moças da elite da sociedade, como professora e diretora do Colégio da Imaculada Conceição. Utilizou seu prestígio e reconhecimento social para dedicar-se à educação dos pobres nos colégios públicos Cristo Redentor e Patronato Sagrada Família, localizados na periferia da capital. Irmã Maria Montenegro ganhou prêmios e homenagens, no entanto, sua memória não ganhou a devida preservação, ainda que entrecruze a História da Educação do Ceará, permitindo melhor compreendê-la.

Palabras clave : história da educação; biografia; Maria Lúcia de Sousa Montenegro; freira; educação de mulheres.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )