SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43Formação do profissional da educação básica para atuação na gestão escolar: uma análise de Projetos Pedagógicos de Cursos de Pedagogia do Ceará e do Rio Grande do NorteMecanismos de enfrentamento (coping) na Educação ante a pandemia de COVID-19: adoção de tecnologias, impactos psicológicos e novos paradigmas ensino-aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

CARVALHO, Scarlett O’hara Costa; FIALHO, Lia Machado Fiuza  e  LIMA, Ana Michele da Silva. Irmã Maria Montenegro como gestora escolar: da escolarização elitista à educação dos pobres no Ceará (1969-1987). Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e55406.  Epub 29-Nov-2021. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.55406.

O objeto deste estudo é a biografia de Maria Lúcia de Sousa Montenegro, conhecida socialmente como Irmã Maria Montenegro, uma freira que dedicou mais de 60 anos de sua vida à educação, exercendo as funções de professora, orientadora educacional e diretora. Objetivou-se compreender a atuação profissional de Irmã Maria Montenegro como gestora no cenário educativo da segunda metade do século XX na cidade de Fortaleza, Ceará (1969-1987). O estudo ampara-se teoricamente na História Cultural ao desenvolver uma pesquisa do tipo biográfica que utilizou a História Oral como metodologia. As entrevistas temáticas, realizadas com cinco colaboradoras, foram gravadas, transcritas, textualizadas e validadas, sendo, em seguida, entrecruzadas com fontes documentais - livros, jornais, registro biográfico e curriculum vitae. Os resultados apontaram que Irmã Maria finalizou a Educação Primária em um grupo escolar da cidade de Quixadá, sertão central do Ceará, e, em seguida, mudou-se para a capital cearense a fim de fazer o curso normal no Colégio Justiniano de Serpa. Aos 19 anos, ingressou na vida religiosa, tornando-se Irmã de Caridade e dedicando-se a instruir moças da elite da sociedade, como professora e diretora do Colégio da Imaculada Conceição. Utilizou seu prestígio e reconhecimento social para dedicar-se à educação dos pobres nos colégios públicos Cristo Redentor e Patronato Sagrada Família, localizados na periferia da capital. Irmã Maria Montenegro ganhou prêmios e homenagens, no entanto, sua memória não ganhou a devida preservação, ainda que entrecruze a História da Educação do Ceará, permitindo melhor compreendê-la.

Palavras-chave : história da educação; biografia; Maria Lúcia de Sousa Montenegro; freira; educação de mulheres.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )