SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43Madre María Montenegro como directiva escolar: de la escolarización elitista a la educación de los pobres en el Ceará (1969-1987)Retos y aprendizaje del diálogo y la profesión: el hablar de los profesores de la educación básica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

RONDINA, Regina de Cássia; SILVA, Rafaela Carolina da; RAMOS, Sonia Maria Petitto  y  ZOCARATO, Clayton Alexandre. Mecanismos de enfrentamento (coping) na Educação ante a pandemia de COVID-19: adoção de tecnologias, impactos psicológicos e novos paradigmas ensino-aprendizagem. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e55478.  Epub 29-Nov-2021. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.55478.

Esta pesquisa aborda o desenvolvimento de mecanismos de enfrentamento adotados por docentes e discentes a partir da pandemia de COVID-19, destacando o impacto psicológico associado à abrupta necessidade de adoção de ferramentas digitais de ensino no cotidiano escolar. Estudos dessa natureza são necessários para embasamento de ações preventivas e/ou terapêuticas destinadas ao enfrentamento de mudanças emergentes. Pretendeu-se, portanto, compreender o cenário atual do ensino remoto e como esse interfere na saúde mental de docentes e discentes, de modo a capacitá-los a esse novo contexto, que tende a permanecer ativo além-pandemia. Foi realizado um levantamento de publicações junto às bases de dados Web of Science e Google Scholar. Foram encontradas e analisadas oito pesquisas de campo sobre o assunto. As principais dificuldades informadas por participantes das pesquisas se referem a problemas relacionados à adaptabilidade de programas de computador, à adaptação de didáticas ao modelo digital e à necessidade de ministrar, concomitantemente, aulas síncronas remotas. Foram encontrados relatos de exaustão, ansiedade, estresse e medo ante a possibilidade de perda do emprego e /ou exposição ao vírus, além de sobrecarga de trabalho. Como lacuna na literatura, foi observada a ausência de estudos sobre o assunto, envolvendo docentes e discentes de ensino fundamental e médio no Brasil e no exterior.

Palabras clave : ensino remoto; tecnologia educacional; educação escolar; ensino-aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )