SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43Mecanismos de afrontamiento (coping) en Educación ante el COVID-19: adopción de tecnologías, impactos psicológicos y nuevos paradigmas de enseñanza-aprendizajeLa educación del maestro como responsabilidad del orientador pedagógico - desde las atribuciones hasta la red de desafíos diarios índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

COSTA, Elisangela André da Silva  y  PIMENTA, Selma Garrido. Desafios e aprendizagens do diálogo e da profissão: com a fala os/as professores/as da educação básica. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e55483.  Epub 29-Nov-2021. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.55483.

A reflexão acerca dos impactos das políticas educacionais contemporâneas sobre o trabalho e formação dos professores indica o avanço da perspectiva neoliberal que nega a condição desses profissionais como pessoas e intelectuais, tentando reduzi-los à figura de técnicos que se adaptam às estratégias de regulação e buscam alcançar melhores resultados, com cada vez menos recursos. Dialeticamente têm sido registradas, também, experiências formativas orientadas pela valorização dos conhecimentos, trajetórias e experiências desses sujeitos. O presente texto objetiva refletir, a partir da dialogicidade e seus princípios, sobre os limites e possibilidades da aprendizagem da profissão professor diante das influências das políticas educacionais vigentes. Por meio de círculos reflexivos dialógicos realizados junto a treze professores foram discutidos aspectos que articulam vida, formação e trabalho. Os resultados, analisados a partir de Freire (1967, 1987, 1996, 2000) e de outros autores que apresentam a dialogicidade como perspectiva teórica, política e metodológica, apontam que a aprendizagem da profissão professor, no atual contexto, demanda uma orientação crítica e problematizadora que paute tanto as Situações-Limite que freiam as possibilidades de humanização, quanto os Inéditos Viáveis que resultam do esperançar como atitude política e eticamente situada diante da profissão e do contexto em que esta se insere.

Palabras clave : formação de professores; dialogicidade; docência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )