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Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

COSTA, Elisangela André da Silva  e  PIMENTA, Selma Garrido. Desafios e aprendizagens do diálogo e da profissão: com a fala os/as professores/as da educação básica. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e55483.  Epub 29-Nov-2021. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.55483.

A reflexão acerca dos impactos das políticas educacionais contemporâneas sobre o trabalho e formação dos professores indica o avanço da perspectiva neoliberal que nega a condição desses profissionais como pessoas e intelectuais, tentando reduzi-los à figura de técnicos que se adaptam às estratégias de regulação e buscam alcançar melhores resultados, com cada vez menos recursos. Dialeticamente têm sido registradas, também, experiências formativas orientadas pela valorização dos conhecimentos, trajetórias e experiências desses sujeitos. O presente texto objetiva refletir, a partir da dialogicidade e seus princípios, sobre os limites e possibilidades da aprendizagem da profissão professor diante das influências das políticas educacionais vigentes. Por meio de círculos reflexivos dialógicos realizados junto a treze professores foram discutidos aspectos que articulam vida, formação e trabalho. Os resultados, analisados a partir de Freire (1967, 1987, 1996, 2000) e de outros autores que apresentam a dialogicidade como perspectiva teórica, política e metodológica, apontam que a aprendizagem da profissão professor, no atual contexto, demanda uma orientação crítica e problematizadora que paute tanto as Situações-Limite que freiam as possibilidades de humanização, quanto os Inéditos Viáveis que resultam do esperançar como atitude política e eticamente situada diante da profissão e do contexto em que esta se insere.

Palavras-chave : formação de professores; dialogicidade; docência.

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