SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43Retos y aprendizaje del diálogo y la profesión: el hablar de los profesores de la educación básicaMediaciones en la gestión educativa a través de sistemas de evaluación estadística: el Informe CONSED (2017) como ‘arquitectura’ para construir una hegemonía para una política de Estatal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

RIBEIRO, Amélia Escotto do Amaral; BAPTISTA, Alessandra Ribeiro  y  RIBEIRO, Alexandre do Amaral. A formação de professores como atribuição do orientador pedagógico - entre as atribuições e as teias do cotidiano. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e55542.  Epub 29-Nov-2021. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.55542.

Com a democratização do ensino, torna-se necessário rever o desenho da organização escolar para atender à pluralidade de perfis e expectativas da sociedade e seus sujeitos. No universo escolar, esses perfis plurais abrangem não apenas os alunos, mas também os professores e demais atores. Nesse cenário, reconfiguram-se práticas e processos educativos e pedagógicos (Alarcão & Roldão, 2008; Brzezinski, 2014). Essa reconfiguração influencia diretamente a formação de professores, evidencia a necessidade da escola se constituir como espaço de formação e destaca a importância do orientador pedagógico para que isso aconteça. Assim, apoiando-se nas contribuições de Lomonico (2005), Franco, Libâneo e Pimenta (2011), Almeida, Souza e Placco (2016), este artigo tem como foco a formação de professores como atribuição do orientador pedagógico especialmente no âmbito da escola pública. Considerando as atribuições do orientador pedagógico, prescritas legislativamente, e suas atividades do cotidiano (Malinoski, 2014), objetiva explicitar quais ações, voltadas para a formação de professores, são operacionalizadas pelos orientadores pedagógicos. Toma como base resultados de estudo descritivo de natureza qualitativa (Gatti & André, 2011) cujos dados foram produzidos a partir de entrevistas semiestruturadas com orientadoras pedagógicas de escolas públicas do Município de Duque de Caxias/RJ. Os resultados apontam que as orientadoras pedagógicas entrevistadas reconhecem a formação de professores como uma das suas atribuições, a entendem como essencial para que a escola se transforme em espaço de formação cidadã e afirmam a intenção de dar mais atenção a esse aspecto. Apesar desse reconhecimento, relatam que o seu cotidiano é atravessado por atividades administrativas, de acompanhamento dos professores e por outras rotinas escolares que dificultam a proposição de ações de formação mais sistemáticas e menos contingenciais. Constata-se, portanto, que um entendimento mais amplo da formação de professores como atribuição do orientador pedagógico implica considerar as articulações entre o prescrito, o pretendido e o realizado.

Palabras clave : escola pública; cotidiano escolar; formação de professores; pedagogo; orientação pedagógica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )