SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43Teachers’ education as a responsibility of the pedagogical counsellor - between the assignments and the daily cobwebs of challengesCollaborative management in the context of prison education: limits and possibilities of training processes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

BUFALO, Katia Silva  and  RUIZ, Maria José Ferreira. Mediações da gestão educacional por meio dos sistemas estaduais de avaliação: o relatório CONSED (2017) como ‘arquitetura’ da construção de uma hegemonia para uma política de Estado. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e55697.  Epub Nov 29, 2021. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.55697.

O texto traz uma análise documental do ‘Relatório do Seminário Internacional CONSED-2017’ e parte de uma pesquisa de maior abrangência, que busca compreender como as avaliações externas interferem na gestão educacional. Desse modo, neste trabalho busca-se compreender a agenda das políticas educacionais dos sistemas estaduais, por meio das propostas acordadas para avaliação da educação. O documento supracitado foi selecionado com o objetivo de identificar informações públicas que registram as ações políticas dos sistemas estaduais de avaliação. Nesse sentido, o relatório em questão pode ser considerado uma referência para a compreensão da temática, uma vez que compila as discussões e consensos do Grupo de Trabalho dos representantes de todas as secretarias estaduais de educação do país. O percurso teórico-metodológico foi realizado numa perspectiva dialógica com os autores referenciados e exploração do documento especificado, conduzido pela problemática de identificar o que está subjacente e não manifesto nas propostas do Relatório do GT_CONSED: Avaliação da Educação Básica. Conclui-se que o documento reflete a realização de um diagnóstico minucioso dos sistemas de estaduais de avaliação em parcerias com Institutos de razão social privada, evidenciando a redefinição do papel do Estado. Registra também uma proposta que possibilita a integração dos sistemas de avaliação das unidades da federação, de forma gradativa, por meio de criação de consórcios.

Keywords : gestão educacional; avaliação externa; política de estado; parceria público-privada; sistemas estaduais de educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )