SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43Mediaciones en la gestión educativa a través de sistemas de evaluación estadística: el Informe CONSED (2017) como ‘arquitectura’ para construir una hegemonía para una política de EstatalVisiones sobre una identidad en formación: la labor docente del profesorado que trabaja en la educación infantil universitária índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

SILVEIRA, Ana Lúcia Nobre da; GADELHA, Alesson de Oliveira; MARTINS, Elcimar Simão  y  LEITE, Maria Cleide da Silva Ribeiro. Gestão colaborativa no contexto da educação prisional: límites e possibilidades dos processos formativos. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e55830.  Epub 29-Nov-2021. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.55830.

O texto objetivou compreender os limites e as possibilidades formativas potencializadas pela gestão democrática no contexto da educação prisional. De abordagem qualitativa, assentada no método estudo de caso múltiplo, a investigação inseriu como técnica de recolha das informações: análise documental e entrevistas com duas gestoras escolares de um Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) e três gestores administrativos de unidades prisionais que ofertam turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos municípios de Capistrano, Ocara e Pacoti, na região do Maciço de Baturité-CE. As entrevistas revelaram a busca de um trabalho compartilhado entre a gestão escolar do CEJA e a gestão administrativa das unidades prisionais nas ações voltadas à educação no contexto prisional, mas também alguns entraves, como a carência de recursos estruturais e humanos. O conjunto de dados revelou a potencialidade da gestão democrática, acionando a colaboração dos diversos envolvidos com o trabalho pedagógico no sentido de possibilitar uma educação de qualidade para a Pessoa Privada de Liberdade (PPL), compreendendo-a como ser humano capaz de aprender, de se reinventar e de reescrever uma nova história de vida, com reintegração socioprofissional. Conclui-se que a concepção da gestão democrática articulada aos princípios de colaboração entre a gestão escolar e a gestão administrativa favorece a realização de uma formação ressocializadora. A pesquisa também evidenciou carência de políticas públicas que efetivamente assegurem a oferta da educação em prisão a fim de garantir o bem estar prisional e a reintegração social.

Palabras clave : gestão escolar cidadã; educação em prisões; educação de jovens e adultos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )