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Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

ROCHA, Idnelma Lima da  e  PRADO, Edna Cristina do. Olhares sobre uma identidade em formação: O trabalho docente de professores atuantes na educação infantil universitária. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e55859.  Epub 29-Nov-2021. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.55859.

O estudo em tela lança um olhar sobre o trabalho docente de professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) atuantes na educação infantil universitária, buscando analisar a atuação, a formação e carreira e a constituição de sua identidade profissional. Fundamenta-se na análise da subjetividade do trabalho docente e da constituição da identidade do/a professor/a a partir da lógica de reestruturação produtiva do capital, numa perspectiva dialética. O conjunto de reformas implementadas na educação brasileira nas últimas décadas, impactou diretamente na atuação docente em todos os níveis de ensino, ocasionando mudanças significativas em suas práticas cotidianas e profissionalidade. Para quem que atuam na educação infantil, os efeitos são ainda maiores pela sua natureza e por uma identidade ainda em construção. O estudo assume uma linha teórico-crítica, adotando uma abordagem qualitativa, utilizando-se como procedimento a pesquisa bibliográfica, centrada em pesquisas e discussões teóricas sobre formação, identidade profissional, carreira e produtividade docente submetidos à lógica do capital e sobre a natureza das Unidades de Educação Infantil (UEI) universitárias e dos seus profissionais. Os resultados apontam as contradições e dilemas vivenciados por docentes do EBTT inseridos em uma carreira de magistério federal, submetidos às exigências de alta produtividade na tríade ensino, pesquisa e extensão para desempenho e progressão, além da necessidade de formação continuada para garantia de promoção e reconhecimento na carreira. A definição do perfil do/a educador/a de educação infantil, de um modo geral, e de sua formação encontram-se ainda em processo de constituição, que aliados à precarização do trabalho, para os/as professores/as do EBTT da Unidade de Educação Infantil (UEI) da Universidade Federal de Alagoas, à afirmação, valorização e reconhecimento tornam-se desafios expressamente postos, na busca por construir suas carreiras e identidade profissional.

Palavras-chave : educação infantil; formação; carreira docente; produtividade acadêmica; identidade profissional.

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