SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43Views on an identity in formation: The teaching work of teachers working in university early childhood educationThe absence of reflection in the work with the commemorative dates in children education: in discussion the 'Day of the Woman' author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

RIGUE, Fernanda Monteiro  and  CORREA, Guilherme Carlos. Uma genealogia da didática pelo viés da formação inicial de professores de Química no Brasil. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e57322.  Epub Nov 29, 2021. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.57322.

Busca-se, por meio de uma perspectiva genealógica (Foucault, 2015), apresentar o jogo de forças que configura a instauração da Didática Específica/Especial da Química nos cursos de formação de professores de Química no Brasil. A analítica aqui proposta segue a linha histórica da conformação de uma noção de Didática a partir da perspectiva delineada por Comenius (2006), perpassando pela produção de arquivos que materializam seu desenvolvimento no cenário nacional, até o deslocamento da Didática Geral, oriunda da Pedagogia, para Didática Específica/Especial, situada nas demais licenciaturas. O entrelaçamento dessas forças segue o viés da emergência da Didática Específica/Especial da Química no cenário brasileiro, com a herança e promessa-slogan de que o domínio de técnicas didáticas garantiria a formação de um professor capaz de ensinar tudo a todos.

Keywords : formação docente; ensino de química; didática.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )