SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43A genealogy of teaching through the beginning of initial formation of Chemistry teachers in BrazilTeacher training in Morocco between universitarisation and professionalization: analysis of the formal teaching Knowledge base author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

LIRA, Aliandra Cristina Mesono; RIBEIRO, Débora; DOMINICO, Eliane  and  NUNES, Maristela Aparecida. A ausência de reflexão no trabalho com as datas comemorativas na educação infantil: em discussão o ‘Dia da Mulher’. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e49047.  Epub Sep 01, 2021. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i0.49047.

O objetivo do artigo é problematizar a ausência da reflexão nos encaminhamentos pedagógicos pautados em planejamento assentado nas datas comemorativas nas unidades educativas. Trata-se um texto de cunho teórico e elegemos como foco o ‘Dia da Mulher’, dada a efervescência de várias questões vividas e sofridas pelas mulheres nos diversos setores sociais, para discutirmos a relevância histórica e cultural deste tema para as crianças. O trabalho pedagógico na Educação Infantil tendo como mote as datas comemorativas, a partir das experiências vivenciadas por nós como professoras, tem sido realizado de maneira superficial, fato que culmina com a aceitação passiva e acrítica de discursos e estereótipos que propagam discriminação e violência, nesse caso com a mulher. Pretendemos com a escrita desse texto colaborar para a ressignificação do trabalho pedagógico, fomentando novas perspectivas para focalização de elementos curriculares que considerem a criança como partícipe de um processo educativo reflexivo e crítico. Os momentos de trabalho, nas instituições de Educação Infantil, precisam ter o compromisso de proporcionar experiências agregadoras de conhecimento, identificar elementos da cultura, da sociedade em que as crianças estão inseridas e alargar seu olhar e capacidade de reflexão para levá-las a pensar sobre como as coisas são e como chegaram a ser dessa forma.

Keywords : infância; currículo; datas comemorativas; violência contra a mulher.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )