SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43Uma genealogia da didática pelo viés da formação inicial de professores de Química no BrasilA formação de professores em Marrocos entre a educação universitária e a profissionalização: análise do conhecimento formal com base no saber docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

LIRA, Aliandra Cristina Mesono; RIBEIRO, Débora; DOMINICO, Eliane  e  NUNES, Maristela Aparecida. A ausência de reflexão no trabalho com as datas comemorativas na educação infantil: em discussão o ‘Dia da Mulher’. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e49047.  Epub 01-Set-2021. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i0.49047.

O objetivo do artigo é problematizar a ausência da reflexão nos encaminhamentos pedagógicos pautados em planejamento assentado nas datas comemorativas nas unidades educativas. Trata-se um texto de cunho teórico e elegemos como foco o ‘Dia da Mulher’, dada a efervescência de várias questões vividas e sofridas pelas mulheres nos diversos setores sociais, para discutirmos a relevância histórica e cultural deste tema para as crianças. O trabalho pedagógico na Educação Infantil tendo como mote as datas comemorativas, a partir das experiências vivenciadas por nós como professoras, tem sido realizado de maneira superficial, fato que culmina com a aceitação passiva e acrítica de discursos e estereótipos que propagam discriminação e violência, nesse caso com a mulher. Pretendemos com a escrita desse texto colaborar para a ressignificação do trabalho pedagógico, fomentando novas perspectivas para focalização de elementos curriculares que considerem a criança como partícipe de um processo educativo reflexivo e crítico. Os momentos de trabalho, nas instituições de Educação Infantil, precisam ter o compromisso de proporcionar experiências agregadoras de conhecimento, identificar elementos da cultura, da sociedade em que as crianças estão inseridas e alargar seu olhar e capacidade de reflexão para levá-las a pensar sobre como as coisas são e como chegaram a ser dessa forma.

Palavras-chave : infância; currículo; datas comemorativas; violência contra a mulher.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )