SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43A ausência de reflexão no trabalho com as datas comemorativas na educação infantil: em discussão o ‘Dia da Mulher’Os ciclos de formação humana com complexos de estudo da Escola Itinerante do Paraná índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

OUASRI, Ali. A formação de professores em Marrocos entre a educação universitária e a profissionalização: análise do conhecimento formal com base no saber docente. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e55553.  Epub 01-Set-2021. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i0.55553.

O objetivo deste estudo é identificar, numa perspetiva comparativa, como as opções de profissionalização e universitarização da formação docente têm se traduzido nos programas de formação inicial universitária e nos sistemas de formação profissional adotada nos Centros Regionais de Educação e Formação (CREF). Ao adotar a tipologia de Tardif e Borges (2009), analisamos e comparamos os domínios de conhecimento formal com a base de conhecimento docente presente nos programas de formação, que os professores deveriam adquirir durante a formação inicial, e depois a formação profissional. Como resultado, 95% do programa de formação inicial é dedicado aos estudos acadêmicos e apenas 5% é reservado para a formação profissional. Já a formação profissional no CREF ocorre segundo um sistema modular (40%) alternando com a prática (60%) segundo o paradigma prático-teórico-prático. Os processos de profissionalização e universitarização da formação docente segundo o modelo marroquino evoluem independentemente uns dos outros na ausência de harmonia, coerência e complementaridade entre os saberes profissionais relativos aos sistemas de formação adotados em CREF e programas de treinamento oferecidos na universidade. Trata-se de um problema organizacional, pedagógico e profissional que só pode ser resolvido com a adesão dos CREF às universidades de forma a garantir consistência, articulação e complementaridade entre a formação universitária e a profissionalização no que diz respeito, por um lado, às disposições da Carta Nacional (2000) e da Lei-quadro (2019) e, por outro lado, à Declaração de Bolonha (1999).

Palavras-chave : de professores; programa; sistema de formação; conhecimento profissional; base de conhecimento docente; profissionalização; educação universitária.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Francês | Inglês     · Inglês ( pdf ) | Francês ( pdf )