SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43Teacher training in Morocco between universitarisation and professionalization: analysis of the formal teaching Knowledge baseThe teaching profession in focus: some factors that hinder joining the teaching career author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

LEITE, Valter de Jesus; NOVAK, Maria Simone Jacomini  and  FAUSTINO, Rosangela Célia. Os ciclos de formação humana com complexos de estudo da Escola Itinerante do Paraná. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e51342.  Epub Sep 01, 2021. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i0.51342.

O presente texto aborda a organização curricular por complexos de estudo como projeto formativo para escolas itinerantes no Paraná. Contextualiza a necessidade de escolarização das crianças provenientes de famílias de camponeses que vivenciam diferentes processos de expropriação e de exclusão e que se organizam, coletivamente, no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para a conquista da reforma agrária e dos direitos de cidadania. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, evidencia a relevância da educação para o MST e faz um histórico do desenvolvimento da organização curricular por Ciclos de Formação Humana com Complexos de Estudo visando ao processo de humanização na formação escolar. Conclui que, em tempos de ataques sistemáticos aos direitos sociais e à educação pública, pelo sistema capitalista, a organização curricular do MST em exercício nas Escolas Itinerantes do Paraná contribui para a constituição de pilares de resistência e composição do debate em superação da estandardização curricular.

Keywords : currículo; educação do campo; escola itinerante; Paraná.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )