SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43A formação de professores em Marrocos entre a educação universitária e a profissionalização: análise do conhecimento formal com base no saber docenteLa profesión de un profesor enfocado: algunos factores que dificen la adhesión a la carrera docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

LEITE, Valter de Jesus; NOVAK, Maria Simone Jacomini  y  FAUSTINO, Rosangela Célia. Os ciclos de formação humana com complexos de estudo da Escola Itinerante do Paraná. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e51342.  Epub 01-Sep-2021. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i0.51342.

O presente texto aborda a organização curricular por complexos de estudo como projeto formativo para escolas itinerantes no Paraná. Contextualiza a necessidade de escolarização das crianças provenientes de famílias de camponeses que vivenciam diferentes processos de expropriação e de exclusão e que se organizam, coletivamente, no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para a conquista da reforma agrária e dos direitos de cidadania. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, evidencia a relevância da educação para o MST e faz um histórico do desenvolvimento da organização curricular por Ciclos de Formação Humana com Complexos de Estudo visando ao processo de humanização na formação escolar. Conclui que, em tempos de ataques sistemáticos aos direitos sociais e à educação pública, pelo sistema capitalista, a organização curricular do MST em exercício nas Escolas Itinerantes do Paraná contribui para a constituição de pilares de resistência e composição do debate em superação da estandardização curricular.

Palabras clave : currículo; educação do campo; escola itinerante; Paraná.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )