SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43Os ciclos de formação humana com complexos de estudo da Escola Itinerante do Paraná índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

MARTINS NETO, Rafael Izidoro  e  PEREIRA, Cláudio Alves. A profissão de professor em foco: alguns fatores que dificultam a adesão à carreira docente. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e51436.  Epub 01-Set-2021. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i0.51436.

O presente trabalho, buscando identificar evidências da (des)valorização da carreira profissional docente, realizou uma pesquisa com estudantes do terceiro ano do ensino médio e coletou dados sobre o entendimento que esses jovens tinham a respeito da carreira docente e das suas escolhas para o processo seletivo que se aproximava. Justifica-se a realização dessa pesquisa pelo fato de os índices oficiais do Censo Escolar da Educação Superior apontarem uma queda progressiva no número de alunos recém-formados no ensino médio que optam por ingressar em cursos de licenciatura nas instituições de ensino, sejam públicas ou privadas. Foram entrevistados estudantes de duas escolas privadas e duas escolas públicas da cidade de Bambuí, interior do estado de Minas Gerais, com um total de 7 turmas e 128 estudantes entrevistados. Para que fosse possível realizar esse estudo, os pesquisadores aplicaram um questionário, sendo os dados analisados por uma abordagem qualitativa exploratória. Os resultados apontam que a maioria dos jovens entrevistados não consideram atrativa a profissão docente e que esta não deve ser a escolha para prosseguimento de estudos no ensino superior. Como indícios desse posicionamento, estão as ideias relacionadas à profissão docente: más condições de trabalho, baixa remuneração, falta de reconhecimento social, desrespeito por parte dos alunos, dentre outras, embora estes mesmos jovens reconheçam no professor o potencial de agente transformador social e político.

Palavras-chave : docência; carreira docente; valor social da carreira docente.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )