SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Education, school and the public sphere in Jürgen OelkersPopular feminist education in a latin american decolonial perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

ORRU, Sílvia Ester. Genius loci: ensaio sobre o lugar da Diferença na educação para todos. Acta Educ. [online]. 2022, vol.44, e52072.  Epub Jan 02, 2022. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.52072.

Neste ensaio, a partir das contribuições da Filosofia da Diferença e da apropriação da ideia de genius loci, construímos o texto com o objetivo de indagarmos acerca do lugar da diferença na educação para todas as pessoas, tendo a diferença e a liberdade como valores humanos. Na Roma antiga, pensava-se que todo ser independente, dispunha de um espírito guardião. Um espírito que brindava vida às pessoas e aos lugares, e que os fazia companhia desde o nascimento até o dia final. Esse mesmo espírito também afirmava a natureza e a essência das pessoas e dos lugares. Este é o conceito de genius loci que acolhemos para este artigo. A presença singular do genius loci importa em acontecimento, movimento e autonomia. Os lugares são passíveis de transformações enquanto que o genius loci não se encontra condicionado a mudar do lugar ou desaparecer. No horizonte revolucionário e esperançoso dos que escolhem defender e lutar por uma educação libertadora, democrática e inclusiva para todas as pessoas, o ‘genius Diferença’ nos convida à resiliência e ao empoderamento de cada educador para que faça a diferença na constituição humana daqueles que chegam às suas mãos como seus aprendizes.

Keywords : diferença; diversidade; inclusão; educação inclusiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )