SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Genius loci: essay on the place of Difference in education for allEducation for Global Citizenship author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

SILVA, Márcia Alves da. Educação popular feminista numa perspectiva descolonial latino-americana. Acta Educ. [online]. 2022, vol.44, e52637.  Epub Jan 02, 2022. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.52637.

Para as mulheres pobres brasileiras, além dos preconceitos típicos de uma sociedade que carrega marcas profundas do modelo racista e oligárquico de uma elite escravocrata, se soma a discriminação por gênero alimentada pelo patriarcado. Sabemos que enfrentam enormes dificuldades cotidianamente, pois dados apontam que as mulheres brasileiras possuem remunerações mais baixas do que os homens, acumulam o trabalho formal com o trabalho doméstico e sofrem com a violência de vários tipos. Para as mulheres do campo, essa realidade ainda pode ser mais emblemática, pois o trabalho no espaço doméstico se confunde com o trabalho realizado no campo. Também não podemos esquecer o enorme número de mulheres que está fora do mercado de trabalho formal. Este texto faz uma reflexão teórica, buscando contribuir para a construção de uma outra epistemologia que aponte para um processo de autonomia e emancipação das mulheres pobres. Para isso, busca um diálogo entre o pensamento descolonial, a educação popular e o feminismo, com o objetivo de contribuir na construção de um pensamento educacional feminista latino-americano.

Keywords : feminismos; pensamento descolonial; mulheres.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )