SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Popular feminist education in a latin american decolonial perspectiveMapping of art teaching trends in artistic language courses in Mato Grosso do Sul author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

FIGUEROA, Williams Ibarra  and  LEYTON, Elia Calderón. Educação para a cidadania global. Acta Educ. [online]. 2022, vol.44, e60717.  Epub Jan 02, 2022. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.60717.

Este artigo baseia-se na análise das competências de cidadania de modo a responder à procura de desenvolvimento humano integral nas humanidades. Este documento explora a relação entre a educação para a cidadania na educação e o desenvolvimento humano necessário para a formação de cidadãos democráticos. O texto também apresenta diferentes controvérsias gravitando em torno do conceito de cidadania considerando várias concepções teóricas, e assume uma posição que favorece a sua aplicação em propostas educativas num contexto internacional. Além disso, revelar as fontes que geram a concepção da formação dos cidadãos ao longo da história pressupõe analisar as sinergias que caracterizam os modelos de cidadania e a projeção educativa de cada etapa educativa. A importância de refletir sobre a racionalidade das decisões pedagógicas inclui um exercício de reconhecimento do desafio implícito nos novos desafios do nosso tempo, a partir dos processos de formação para o exercício da cidadania global. O problema discutido é o confronto do conhecimento, no âmbito da educação integral, salientando as limitações da democracia representativa. O objectivo é elevar a importância da formação de competências de cidadania com um olhar crítico sobre a educação para a cidadania global, o que implica ligar a escala local e global de forma integral, de modo a realçar a relevância de uma educação para a cidadania global.

Keywords : educação integral; competências de cidadania; cidadania; democracia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )