SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Mapping of art teaching trends in artistic language courses in Mato Grosso do SulThe use of the prosopographic method in the history of education from the magazine ‘A Maçonaria in the State of São Paulo’ (1912-1932) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

SANTOS, Antonio Macêdo dos  and  FARIA, Lenilda Rêgo Albuquerque de. Conhecimentos didático-pedagógicos e o livro didático de filosofía. Acta Educ. [online]. 2022, vol.44, e53761.  Epub Mar 01, 2022. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.53761.

O artigo apresenta uma pesquisa com professores de filosofia de Rio Branco, AC, realizada no âmbito do PPGE da Universidade Federal do Acre. A temática dela são os conhecimentos didático-pedagógicos dos professores e o objeto é o livro didático de filosofia. A esse objeto foi posto o seguinte problema: ‘Quais conhecimentos didático-pedagógicos o professor de filosofia pode mobilizar para organizar seu trabalho com o livro didático de filosofia?’. O objetivo geral consistiu em analisar o lugar que o livro didático assume no trabalho do professor de filosofia do Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que priorizou, como fonte de informações para análise do objeto, entrevistas com docentes de filosofia. Como um todo, o método da pesquisa está inserido no contexto do materialismo histórico-dialético. Isso justifica o referencial teórico pautado nas pedagogias críticas. Assim, no que se refere à concepção de educação, o estudo apoia-se em Saviani (2005) e Viera Pinto (2010). Quanto aos conhecimentos didático-pedagógico, as referências são Pimenta (2015), Libâneo (2015) e Rodrigo (2009). Os resultados apontam que os conhecimentos didático-pedagógicos dos professores, além de estarem ligados a avaliações deles sobre a linguagem do livro didático e à qualidade de suas atividades, levam os docentes a considerar o livro como sendo o material teoricamente mais indicado para organizar uma aula, mas não o material suficiente. De forma que ele exerce uma função coadjuvante. Não obstante, conclui-se que, para o professor ou professora escolher um livro didático, é ideal que se considerem, ainda, outros fatores, sejam eles comunitários ou escolares.

Keywords : livro didático; didático-pedagógico; professor de filosofia; formação humana; mediação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )