SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Didactic-pedagogical knowledge and the philosophy textbookYAE’S educational pathways: memories, realities and dreams in a humanizing perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

SILVA, Ivanilson Bezerra da  and  CARMO, Jeferson Carriello do. O uso do método prosopográfico em história da educação a partir da revista ‘A Maçonaria no Estado de São Paulo’ (1912-1932). Acta Educ. [online]. 2022, vol.44, e54451.  Epub Feb 01, 2022. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.54451.

O texto tem como objetivo mostrar como podemos utilizar o método prosopográfico no campo da história da educação. Organizamos da seguinte forma: o primeiro item aborda o uso do método prosopográfico em relação aos estudos das elites. Neste tópico, também acentuamos a possibilidade da prosopografia para a análise das classes subalternas. O segundo, apresenta um breve balanço historiográfico sobre o uso do método prosopográfico no campo da história da educação e, finalmente, apresentamos um exemplo do uso do método aplicado à história da educação em que analisamos, a partir da revista ‘A Maçonaria no Estado de São Paulo’, o perfil biográfico de 20 maçons que exerceram atividades educacionais na esfera pública e privada. Demos também destaque a algumas instituições educacionais organizadas e dirigidas por esses educadores.

Keywords : prosopografia; maçons; elites; classes subalternas; educadores.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )