SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Conhecimentos didático-pedagógicos e o livro didático de filosofíaPercursos de educandos da EJA: memórias, realidades e sonhos em uma perspectiva humanizadora índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

SILVA, Ivanilson Bezerra da  e  CARMO, Jeferson Carriello do. O uso do método prosopográfico em história da educação a partir da revista ‘A Maçonaria no Estado de São Paulo’ (1912-1932). Acta Educ. [online]. 2022, vol.44, e54451.  Epub 01-Fev-2022. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.54451.

O texto tem como objetivo mostrar como podemos utilizar o método prosopográfico no campo da história da educação. Organizamos da seguinte forma: o primeiro item aborda o uso do método prosopográfico em relação aos estudos das elites. Neste tópico, também acentuamos a possibilidade da prosopografia para a análise das classes subalternas. O segundo, apresenta um breve balanço historiográfico sobre o uso do método prosopográfico no campo da história da educação e, finalmente, apresentamos um exemplo do uso do método aplicado à história da educação em que analisamos, a partir da revista ‘A Maçonaria no Estado de São Paulo’, o perfil biográfico de 20 maçons que exerceram atividades educacionais na esfera pública e privada. Demos também destaque a algumas instituições educacionais organizadas e dirigidas por esses educadores.

Palavras-chave : prosopografia; maçons; elites; classes subalternas; educadores.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )