SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44O uso do método prosopográfico em história da educação a partir da revista ‘A Maçonaria no Estado de São Paulo’ (1912-1932)Ensino de filosofia e política: uma abordagem a partir de Hannah Arendt índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

SANTOS, Madson Pinto dos  e  NAKASHIMA, Rosária Helena Ruiz. Percursos de educandos da EJA: memórias, realidades e sonhos em uma perspectiva humanizadora. Acta Educ. [online]. 2022, vol.44, e54638.  Epub 01-Fev-2022. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.54638.

As discussões neste artigo se basearam nos relatos de uma turma, incluindo alunos e professora, do 4º período, do 1º segmento, da modalidade de ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA), do município de Araguaína-TO, sobre os motivos de terem desistido dos estudos a partir de um demonstrativo de desumanização e desterritorialização de espaços, corpos e mentes. Resultado de injustiças, a vulnerabilidade é confundida com deméritos pessoais, pois imersos em mitos, os interlocutores pensam ser eles os responsáveis pelas intempéries incidentes e recorrentes em suas vidas. Sem condições de exercer a cidadania, porque expropriados de dignidade humana, decorrentes de constante e permanente vulnerabilidade, a perspectiva de futuro fica ofuscada e sem condições de autoajuda e altruísmo, porque culturalmente dependentes, o processo participativo na comunidade torna-se truncado, trazendo prejuízos para os indivíduos e coletividade. No entanto, encontram na EJA, espaço de aprendizagem e convivência, perspectivas para superação e transformação de realidades, de construção de relações de confiança em si e no outro e por isso mesmo colaborativas, viabilizando maior participação e sentimento de pertencimento na comunidade. Este artigo adotou a pesquisa participante como método e o círculo de cultura como técnica, que permitiram que o dizer dos participantes fosse problematizado, contribuindo para a construção da humanização dos sujeitos.

Palavras-chave : territorialidade; cidadania; humanização; Educação de Jovens e Adultos (EJA).

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )