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Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

CARDOSO, Elisângela Andrade Moreira; SANTOS, Ivanei de Carvalho dos  e  SANTOS, Arlete Ramos dos. Educação do Campo no marco do estado capitalista: a realidade de Vitória da Conquista/BA. Acta Educ. [online]. 2022, vol.44, e54080.  Epub 01-Maio-2022. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.54080.

Esta pesquisa apresenta a singularidade da Educação do Campo no município de Vitória da Conquista/BA e várias leituras conduziram as discussões, ancoradas no Materialismo Histórico Dialético. A pesquisa foi realizada em Escolas do Campo do referido município, em que se observou a implementação dos programas do Plano de Ações Articuladas (PAR), as condições físicas das escolas e o transporte escolar. Vale frisar que o referido município possui um quantitativo maior de escolas nos espaços campesinos do que nos espaços urbanos. Os resultados demonstram que as políticas públicas para a Educação do Campo são necessárias, porém, essa modalidade expõe limitações e aponta ainda, que o sistema de educação se encontra amarrado à dominação e exploração por parte da classe dominante, ante aos que divergem dos paradigmas dessa classe. Para romper com esse estigma, é preciso defesa em favor de uma Educação do Campo emancipatória que possa superar a fragmentação do conhecimento, bem como na libertação da alienação provocada pelo sistema capitalista e a garantia de uma educação que esteja, de fato, a serviço do desenvolvimento das populações do campo, valorizando suas culturas e peculiaridades.

Palavras-chave : educação do campo; estado capitalista; políticas públicas.

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