SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Elderly digital competences: a focus on creating digital materialsThe road(s) not taken and internationalization in Brazil: journey or destination? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

OLIVEIRA, Amurabi. Mapeando o debate sobre o ensino de Sociologia no Brasil: uma análise dos temas e agentes presentes nos GTs do Eneseb (2013-2021). Acta Educ. [online]. 2022, vol.44, e61857.  Epub Aug 01, 2022. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.61857.

O Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica, organizado pela Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Sociologia, tem se constituído como o principal evento na área de Ensino de Sociologia no Brasil, agregando pesquisadores e professores. Neste trabalho, buscou-se analisar as principais temáticas e agentes (coordenadores de Grupos de Trabalhos) nesse evento acadêmico, mapeando o debate a partir dos Grupos de Trabalho (2013-2021). Os dados apontaram para a existência de uma agenda de pesquisa que tem se consolidado, apresentando uma relativa autonomia em relação ao campo mais amplo da Sociologia, e também para a existência de agentes que tendem a capitanear o debate, encontrados principalmente em instituições periféricas no campo da Sociologia brasileira. Tanto na análise das temáticas quanto na análise dos agentes foi possível observar que o campo do Ensino de Sociologia no Brasil está em processo de autonomização.

Keywords : ensino de Sociologia; Eneseb; Sociedade Brasileira de Sociologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )