SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Habilidades digitales de las personas mayores: un enfoque enlaconstrucción de materialesdigitalesLa(s) ruta(s) no Tomadas y la Internacionalización en Brasil: Trayecto o Destino? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

OLIVEIRA, Amurabi. Mapeando o debate sobre o ensino de Sociologia no Brasil: uma análise dos temas e agentes presentes nos GTs do Eneseb (2013-2021). Acta Educ. [online]. 2022, vol.44, e61857.  Epub 01-Ago-2022. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.61857.

O Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica, organizado pela Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Sociologia, tem se constituído como o principal evento na área de Ensino de Sociologia no Brasil, agregando pesquisadores e professores. Neste trabalho, buscou-se analisar as principais temáticas e agentes (coordenadores de Grupos de Trabalhos) nesse evento acadêmico, mapeando o debate a partir dos Grupos de Trabalho (2013-2021). Os dados apontaram para a existência de uma agenda de pesquisa que tem se consolidado, apresentando uma relativa autonomia em relação ao campo mais amplo da Sociologia, e também para a existência de agentes que tendem a capitanear o debate, encontrados principalmente em instituições periféricas no campo da Sociologia brasileira. Tanto na análise das temáticas quanto na análise dos agentes foi possível observar que o campo do Ensino de Sociologia no Brasil está em processo de autonomização.

Palabras clave : ensino de Sociologia; Eneseb; Sociedade Brasileira de Sociologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )