SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Mapeando o debate sobre o ensino de Sociologia no Brasil: uma análise dos temas e agentes presentes nos GTs do Eneseb (2013-2021)John Dewey: interesse e esforço em debate índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

AMORIM, Gabriel Brito  e  FINARDI, Kyria Rebeca. A(s) Estrada(s) Não Tomada(s) e a Internacionalização no Brasil: Jornada ou Destino?. Acta Educ. [online]. 2022, vol.44, e55211.  Epub 01-Ago-2022. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.55211.

O objetivo deste artigo é discutir os possíveis rumos que a internacionalização do ensino superior no Brasil pode tomar em um cenário pós pandemia da COVID-19 a partir da autoavaliação institucional conforme proposta na matriz de Amorim (2020). Inspirados pelo poema de Robert Frost e pela metáfora da bifurcação no caminho, abordamos duas orientações da internacionalização do ensino superior, a saber: a de cooperação e a de competição. A revisão da literatura da área aponta uma possível mudança de paradigma (da competição para a cooperação) e a discussão proposta aqui conclui que essa mudança pode ser ampliada/acelerada no contexto pós-pandemia. O estudo é de cunho reflexivo e usa a metáfora do GPS para auxiliar a autoavaliação das instituições de ensino superior (IES) brasileiras nas duas estradas do poema, no contexto da internacionalização, a fim de orientar as IES em estradas ainda não trilhadas em face do contexto sem precedentes imposto pela pandemia. Concluímos que a mudança de rota/paradigma pode ser feita de maneira mais segura com o uso do GPS/autoanálise institucional do processo de internacionalização.

Palavras-chave : internacionalização; COVID-19; autoavaliação; ensino superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )